Instituto de Pesquisas da USCS lança livro em comemoração aos 30 anos

O Instituto de Pesquisas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Inpes/USCS) acaba de comemorar seus 30 anos de existência. Para celebrar a data, o Inpes lança, pela editora Clube Editorial, a publicação “Inpes: 30 anos de história em pesquisa aplicada”

Além do registro histórico sobre as principais pesquisas realizadas pelo instituto ao longo de sua trajetória, o livro traz depoimentos de personagens importantes. São relatos emocionantes de pesquisadores, professores do antigo Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES), clientes e especialistas, que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa aplicada no Brasil.

Com o lançamento da “Pesquisa socioeconômica do ABC paulista”, o instituto teve um papel fundamental no crescimento econômico regional, sempre com o objetivo de promover o conhecimento para o planejamento estratégico de empresas e órgãos públicos. Constituído em 1982, o Inpes tornou-se um dos institutos de pesquisas mais importantes do país. Em um breve balanço, só nos últimos cinco anos foram, em média, 82 projetos.

Com textos da jornalista Maria Cláudia Aravecchia Klein, o livro revela um panorama inédito das mudanças de hábitos de consumo da população brasileira, em especial dos moradores das sete cidades do ABC paulista, além de fatos marcantes baseados nas descobertas feitas pelo instituto no âmbito da política. 

Como empresas e órgãos públicos precisam de informações confiáveis e representativas, geradas por pesquisas de qualidade para priorizar suas ações, seu tempo e seus investimentos, o Inpes não para de inovar. Por isso, a publicação apresenta os principais cases de clientes e os novos indicadores econômicos que o instituto pretende lançar nos próximos anos.

Sobre o Inpes: Criado em 1982, o Inpes vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa aplicada nas áreas de interesse de seus cursos de graduação, pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu e implementando outros projetos em atendimento às solicitações da comunidade empresarial e administração pública, particularmente nas suas áreas de especialidades.

Sobre o Clube Editorial: Criada em 2006, a editora Clube Editorial é especializada na publicação de biografias empresariais, livros comemorativos, revistas customizadas e edições temáticas. A empresa chegou recentemente ao ABC paulista, com escritório em Santo André. Além da USCS, a empresa já publicou edições especiais para a Refinaria de Capuava, o Polo Petroquímico do Grande ABC, o Consulado Britânico e a Ache Laboratórios.